sexta-feira, dezembro 29, 2006

2006: OS BONS, OS FEIOS E OS MAUS

Como sempre ocorre nesta época de festas, após se empanturrar de rabanadas e trocar presentes com os entes queridos, cinéfilo que se preza nunca deixa de preparar (ainda que apenas mentalmente) a sua listinha dos melhores e/ou piores filmes do ano. Como nós aqui do Cinelândi@ honramos e curtimos esta tradição, abandonamos por algumas horas da véspera de Natal nossas famílias, enfrentamos problemas de conexão e até falta de energia elétrica, a fim de montarmos, via MSN, nossa relação com aqueles títulos que consideramos os destaques cinematográficos – para o bem ou para o mal – de 2006. Como sempre estabelecemos, o critério principal para um filme figurar em nossa lista é ter sido visto em uma sala de cinema dentro do ano que se encerra (reapresentações não inclusas). O que justifica a presença de algumas produções lançadas em 2005, mas que ainda estavam em cartaz no circuito cinematográfico quando as assistimos. Por outro lado, diferente de outros anos, nossas escolhas foram feitas a partir de categorias e vocês poderão saber o que cada um de nós selecionou. Então, basta de lero-lero! Vamos à lista!


EvandroPaulo
Melhor Adaptação de Histórias em Quadrinhos
V de Vingança

Superman - O Retorno
Melhor Comédia

Os Produtores

Os Produtores
Melhor Documentário

Estamira

Vinicius
Melhor Drama

As Torres Gêmeas

Fonte da Vida
Melhor Filme de Ação

007 - Cassino Royale

007 - Cassino Royale
Melhor Filme Policial

Miami Vice

Os Infiltrados
Melhor Longa de Animação

Deu a Louca na Chapeuzinho

Carros
Melhor Romance

Orgulho & Preconceito

Orgulho & Preconceito
Decepção do Ano

X-Men - O Confronto Final

Zuzu Angel
Pior Filme

O Código da Vinci

O Código da Vinci

E assim, chegamos ao fim de mais um árduo ano de atividades. Aproveitamos para agradecer a presença de vocês por aqui ao longo de 2006. Ainda desejamos a todos um 2007 pleno de paz, realizações e ótimos filmes!

Um post de
PAULO & EVANDRO

20 Comments:

  • Temos escolhas coincidentes para Policial (por parte do Evandro, já que não vi INFILTRADOS), Ação, Romance e Pior Filme!
    Montar listas e refletir sobre o ano que passou é bom, mas deglutir uma rabanada deve ser melhor (agora me deu vontade!) ;)

    Cumps.

    By Blogger Gustavo H.R., at 10:58 PM  

  • Paulo e Evandro,

    concordo em genero e grau com o quesito documentário. Preciso ver outros filmes
    que vcs listaram. Senti a falta do filme
    "O Corte" do C. Gavras. Considerei-o a volta por cima do excelente diretor.

    By Blogger Paulo de Tarso, at 1:24 AM  

  • Muito legal essa lista de vcs,filmes q realmente curti...V de Vingança e Superman:O Retorno foram de fato os filmes baseados em quadrinhos do ano,quanto a comédia fico com Pequena Miss Sunshine e Drama Capote,Cassino Royale é o melhor de ação mesmo,assim como o policial fico com Os Infiltrados e Miami Vice com uma grande vantagem do primeiro.Animação foi Carros.Decepção foi Zuzu Angel mesmo.Agora muito pior q O Código Da Vinci é Uma comédia nada Romântica...
    Massa o blog de vcs!

    By Blogger Wanderley Teixeira, at 7:10 PM  

  • Suas listas são ótimas. Realmente Os produtores é excelente. Aliás, esse ano a sala de cinema aqui do Rio que me presenteou com os melhores filmes do ano foi a do Estação Paço (lá vi Marcas da Violência, V de Vingança, Os Produtores, Cassino Royale, Os Infiltrados e Filhos da Esperança, esse último a grande surpresa do ano a meu ver). O Código da Vinci foi realmente a tragédia de 2007e quanto a Fonte da Vida, infelizmente não vi por conta da incompetência dos cinemas cariocas que o disponibilizaram apenas para zona oesta e teresópolis (deixando a rapaziada do centro, zona norte e adjacências no maior desconforto). O mesmo aconteceu com O Labirinto de Fauno (só consegui assistir no Festival do Rio). Abraços do crítico da caverna.

    By Anonymous Anônimo, at 11:15 AM  

  • Realmente, o melhore pra mim foi Os infiltrados. O Superman foi muito bom mesmo! Carros, V de vingança, Orgulho e Preconceito, merecem estar na lista aí mesmo!
    'Os produtores' eu confesso que não fez muito meu estilo, apesar de gostar de musical, mas é assim mesmo, vai de cada um né!
    Um bom ano pra vocês! e com grandes filmes!

    Abraço!

    By Blogger Victor , at 4:35 PM  

  • E ai dupla, beleza? É muito bom saber que tem outra dulpa de cinéfilos comandando um blog de cinema por ai.
    Mas então em relação ao post, concordo e discordo de algumas coisas. Concordo com o V de Vingança. Discordo do As Torres Gêmeas. Concordo com o Cassino Royale e Os Infiltrados. Concordo plenamente com Deu A Louca Na Chapeuzinho...Amei esse filme. E meu premio de pior do ano sem dúvida iria pro As Torres Gêmeas..
    É isso ai pessoal...
    Abraço pros Dois.

    By Anonymous Anônimo, at 1:08 PM  

  • Amigos Evandro e Paulo,
    Também fiz a minha lista de melhores e piores (os meus famosos Troféus Pipoca Fumegante e Refrigerante sem gás e sem gelo). Já está no Antigas Ternuras. Concordei em alguns destaques com vocês, mas os meus Melhores e Piores são totalmente diferentes. Pois é. Cinéfilo que se preza também tem opinião divergente, não é?
    Um abração e um 2007 com belas telas pra vocês (acabei de ver Diamante de Sangue e o considerei como excelente!)

    By Blogger Marco, at 1:11 AM  

  • Olá, rapazes, como vocês são chiques! Adorei a apresentação das listas. Confio nas opiniões de vocês, mas não vi metade da metade desses filmes todos. Mas foi bom vcs lembrarem: quero ver Torres Gêmea e Orgulho e Preconceito. Não me decepcionei, com Zuzu, gostei do Código (ainda estou lendo o livro...), e gostei da Chapeuzinho. Já o Superman, dá pra divertir, mas as mentiras em excesso me aborrecem um pouco. Mas é divertido. E cinema pra mim, é diversão. Vinícius eu adorei. Eu jurava q ia achar chato, por ser documentário, mas foi uma dulcíssima surpresa. Beijos, e bom 2007 pra vcs...

    By Blogger Lena Gomes, at 7:11 PM  

  • Muito bom o blog de vocês, especialmente para quem aprecia a grande telinha. Esta lista é uma ótima referência. Sucessos em 2007. Especialmente para o Paulo, que a Niza, de Brasília, curte muito, envio grande abraço, com votos de muita saúde, paz, grana e cinema no decorrer deste ano.

    By Anonymous Anônimo, at 10:42 PM  

  • Voltei para falar do meu novo blog (que dividirá minhas atenções com o the cave). Deixo assim o the cave como uma espécie de panorama geral de tudo que tenho visto enquanto que o claque-te (http://claque-te.blogspot.com) fica como um tipo de enciclopédia onde falarei dos filmes (um por semana) que mexeram e mexem com a minha cabeça. Abraços do crítico da caverna.

    By Anonymous Anônimo, at 2:31 PM  

  • INteressante como todas as listas sempre vem recheadas de opções que agradam e desagradam profundamente a quem a está lendo. Por exemplo, concordo com o Evandro sobre V ser uma das melhores adaptações (digo a minha preferida no final) de quadrinhos do ano, mas discordo com todas as minhas forças da escolha do Paulo nesse mesmo quesito. Já na categoria melhor Drama, palmas para o Paulo pela escolha do maravilhoso Fonte da Vida (para mim o melhor do ano juntamente com Os Infiltrados), já o Evandro escolheu As Torres Gêmeas, que para mim é bem inferior ao Vôo 93 (apesar de completamente diferente e eu não saber se vc viu o filme). O Código da Vinci não chega a ser um filme ruim, inclusive vi esse ano filmes muito piores que ele, e além do mais, quem leu o livro já deveria imaginar de que uma história tão capenga e repleta de clichês, só poderia sair um filme como esse. E finalmente, discordo novamente com todas as minhas forças da colocação de X3 como uma das maiores decepções do ano, já que ele é na minha opinião o melhor filme baseado em quadrinhos do ano. :)
    Adoro ler listas e a de vcs ficou muito boa meus amigos. Um grande abraço!!!

    By Anonymous Anônimo, at 2:49 PM  

  • Na primeira metade, minha lista se assemelha a de Evandro. Na segunda, a de Paulo. Não acho O Código Da Vinci o pior do ano. Não gosto de As Torres Gêmeas e de Orgulho e Preconceito. E X-Men é um filmaço.

    Paulo, você é o primeiro que vejo gostar de fato de Fonte da Vida. Tenho vontade de ver.

    By Anonymous Anônimo, at 10:18 AM  

  • Paulo e Evandro,

    acreditem se quiser, mas só hoje recebi os comentários que vocês fizeram ano passado no meu blog. Passei por aqui para agradecer e dizer que gosto muito do blog de vocês. Espero que voltem logo das férias.

    Abs

    By Blogger Igor, at 3:12 PM  

  • Bem
    uma boa lista e muitas coisas são a mais pura verdade mas principalmente em concordar que X-Men 3 e O Código da Vinci são puros lixos


    sucesso a vcs ...
    abraços

    By Blogger Dr Johnny Strangelove, at 2:49 AM  

  • Só averiguando...

    By Blogger Gustavo H.R., at 12:28 AM  

  • Muito bom seus comentários sobre os filmes. Bem ponderados! Gostei pra caramba do comentário que fez do filme 007.

    Abraço!

    By Blogger Diego Fonseca, at 9:02 PM  

  • Nossa, quanto tempo não venho aqui... Acho que estão tão ocupados quanto eu estava, não? Saudades de vocês queridos amigos cinéfilos cariocas. Alguma previsão de atualização?

    Se puderem, dêem uma espiadinha nas últimas do Roda.

    Beijos

    By Blogger Belisa Figueiró, at 4:49 PM  

  • TOC, TOC, TOC... Alguém em casa??? Cadê vcs??? Voltem logo!!! Beijos.

    By Blogger Lena Gomes, at 11:59 PM  

  • Pretendem voltar?

    By Blogger Gabriel Carneiro, at 2:45 PM  

  • Acho que vocês vão adorar o CineDica.

    By Anonymous Anônimo, at 4:26 PM  

Postar um comentário

<< Home

Em cartaz

Astros & Estrelas

Cinemateca

Box-office

Premiações

  • Vencedor do OmniCam 2005, na categoria Melhor Blog de Cinema
  • Indicado ao OmniCam 2005, na categoria Melhor Blog
  • Indicado ao OmniCam 2005, na categoria Melhor Editor de Blog - Cinema

CineLinks

Outros links

Powered by Blogger