VIDA LONGA E PRÓSPERA - 40 ANOS DE JORNADA NAS ESTRELAS: À Procura de Spock

Quando parecia que finalmente ia pendurar as orelhas postiças, Leonard Nimoy começou a sentir um profundo arrependimento por ter apoiado a morte de Spock. Sorte dele que Jornada nas Estrelas II deixou um gancho e tanto para a ressurreição de seu personagem. Desta forma, quando foi convidado para participar de Jornada nas Estrelas III, não só topou voltar a encarnar o oficial de ciências da Enterprise, como foi além: pediu para dirigir o filme. A princípio receosos de entregar o comando de uma produção de sua franquia milionária a um estreante na direção, os executivos da Paramount aceitaram a oferta de Nimoy. Que chamariz poderia ser mais perfeito para um novo Jornada nas Estrelas do que o retorno de seu personagem-símbolo, tendo, de quebra, seu intérprete capitaneando a empreitada?
Jornada nas Estrelas III - À Procura de Spock (Star Trek III - The Search for Spock), cuja estréia nos cinemas ocorreu em 1984, dá continuidade aos eventos mostrados em Jornada nas Estrelas II. O capitão Kirk (William Shatner) descobre que a consciência de Spock foi transferida por este, antes de se sacrificar, para o cérebro do dr. McCoy (DeForest Kelley). Paralelamente, no planeta Gênesis, onde a vida pode surgir do aparente nada, Spock reaparece rejuvenescido mas em rápido processo de envelhecimento. Mesmo desobedecendo ordens, a tripulação da Enterprise se une então com o propósito de resgatar o corpo revivido do vulcano e uni-lo à sua mente. No processo, ainda precisam enfrentar os alienígenas klingons, mais violentos do que nunca.
Este filme sofreu por estar na ingrata posição de ponte entre Jornada II e IV, o que compromete um pouco a compreensão de sua história isoladamente. Também desagradou aos trekkers mais xiitas da série pelo sacrilégio de destruir a Enterprise original. Por outro lado, estes mesmos fãs não tiveram motivos para se queixar da presença de Sarek (Mark Lenard), o pai de Spock, e das pontas de Janice Rand (Grace Lee Whitney) e dos bichinhos conhecidos como pingos, todos pinçados do seriado televisivo.
Apesar de inexperiente, Leonard Nimoy fez um bom trabalho por trás das câmeras. Sem se arriscar com ousadias e deixando seus colegas bastante à vontade, Nimoy obteve alguns dos melhores desempenhos do elenco da Jornada clássica. A bem da verdade, auxiliado pelo roteiro que finalmente deu espaço para os demais personagens fora da tríade Kirk-Spock-McCoy. O que não poderia mesmo ser diferente, já que o tema central do filme era justamente a amizade que unia aquelas pessoas. Tão intensa, que os companheiros não titubearam ao arriscarem até o que lhes era mais caro pelo bem de um amigo, invertendo assim a lógica do sacrifício de Spock no filme anterior.
4 Comments:
Para mim este filme funcionou muito bem. O fato de ser uma ponte entre o 2 e o 4 não chega a prejudicar. A história é emocioante, grandes sacrifícios são feitos. Foi muito corajosa a destruição da Enterprise original, o que só contribuíu para tornar a película mais épica! E serviu mostrar que os personagens é que são a grande riqueza da série!
By
Evandro C. Guimarães, at 9:15 AM
Caro xará!
Para usar um termo pernambucaníssimo: é de lascar o cano quando um ator torna-se verberado por um único papel que lhe deu intensa notoriedade a ponto de confundir-se ficção e vida real...
Leonard Nimoy,o insubstituível!
*****
De outro assunto,só para confirmar minha fidelidade ao primordial:
Eu nunca apreciei a voz dubladora de Barney,dos Flitstones,afora a original,a dos princípios. Da mesma forma que o outro timbre vocal aos personagens de Jerry Lewis. Era como se tivesse faltando um pedaço dele,apesar do seu talento ficar-se intacto.
Abraço trekkersado!
By
Anônimo, at 6:59 PM
Caro Paulo,
Vou te confessar que o III da grife Star Trek não é dos meus favoritos. Mas concordo contigo que o Nimoy mandou bam na direção. Achei o roteiro com algumas pontas soltas. Mas...É um Star trek! Um abração!
By
Marco, at 12:21 AM
Oi nao lhe conheço mais achei sua história muito bonita e vim fazer um trabalho sobresua historia e pelo jeito vai sair muito legal vc é d+ maesro!!!!!!!!!!
By
Anônimo, at 10:02 PM
Postar um comentário
<< Home