sexta-feira, abril 28, 2006

VIDA LONGA E PRÓSPERA - 40 ANOS DE JORNADA NAS ESTRELAS: A Ira de Khan

Em Semente do Espaço (Space Seed), um dos melhores episódios da primeira temporada de Jornada nas Estrelas, a tripulação da Enterprise inadvertidamente traz de volta à vida um grupo de super-homens responsáveis por terríveis conflitos em nosso planeta. Sob a liderança de Khan Nooniem Singh (Ricardo Montalban), eles tomam a nave do capitão Kirk (William Shatner). Como não poderia deixar de ser, nossos heróis conseguem recuperar o controle da Enterprise, restando aos amotinados o banimento no planeta Ceti Alfa 5. No final do episódio, os protagonistas da série mostram curiosidade a respeito do futuro de Khan e seus seguidores naquele mundo.

Este foi justamente o gancho encontrado por Harve Bennett, produtor de sucessos televisivos como O Homem de Seis Milhões de Dólares, para criar a trama da segunda incursão de Jornada nas Estrelas nos cinemas. Satisfeitos com a boa bilheteria de Jornada nas Estrelas - O Filme (Star Trek – The Motion Picture), os executivos da Paramount Pictures deram sinal verde para a produção do segundo longa baseado na série, porém com Bennett à frente da mesma. Gene Rodenberry, criador de Jornada, foi relegado a um cargo simbólico (o estúdio o culpava por problemas nos bastidores do primeiro filme). Para a direção foi contratado o intelectual Nicholas Meyer, após o mesmo ter escrito uma versão (quase) definitiva do roteiro que estava difícil de sair.

Na história de Jornada nas Estrelas II - A Ira de Khan (Star Trek II - The Wrath of Khan), Ceti Alfa 5 se transformou em um mundo constantemente varrido por tempestades de areia e habitado por uma espécie de verme mortal. Culpando Kirk (Shatner no auge de sua canastrice) por condená-lo a viver em um ambiente tão hostil e pela morte de vários camaradas, Khan parte para a vingança. Rouba a nave Reliant e, no comando da mesma, confronta a Enterprise. Sem conseguir derrotar Kirk, mesmo após um ataque que deixa sérias perdas e danos para ambos os lados, Khan consegue se apoderar do projeto Gênesis, experimento capaz de criar vida em mundos onde ela não exista (ou destruí-la, caso contrário). Tal ato força a Enterprise a travar uma tensa batalha final contra a Reliant de Khan e seus seguidores no meio de uma nebulosa.

Apesar de só se familiarizarem com Jornada ao se envolverem na produção de A Ira de Khan, Bennett e Meyer, entenderam bem o espírito da série. Junto com um dos mais interessantes vilões dos episódios televisivos, voltaram o bom texto de ficção-científica (acrescido de referências a clássicos da literatura – cortesia de Meyer – e novamente capaz de render debates a respeito de temas relevantes), seqüências empolgantes de ação (conduzidas pelos personagens, que deixam de ser meros espectadores como no filme anterior), o senso de humor (em especial, as picuinhas entre Spock e McCoy) e a capacidade de se produzir uma obra de qualidade equilibrando um orçamento apertado (cenários foram reaproveitados e cenas foram canibalizadas do primeiro longa para diminuir os custos).

Mais do que um filme para trekkers, A Ira de Khan também é capaz de agradar aos não-iniciados e bem merece uma menção na história do cinema pela seqüência do “Efeito Gênesis”. Criada em computadores pelos magos da Industrial Light and Magic, ela mostra o surgimento da vida em um planeta. Isso em 1982! O que faz deste Jornada um pioneiro no uso da computação gráfica.

11 Comments:

  • Jornada nas Estrelas é um marco na história do cinema (ao lado, é claro, de Star Wars). Falar então de Jornada nas Estrelas 2 - A Ira de Khan é covardia. Recentemente andei lendo em portais especializados em cinema que o novo filme da série parece que será engavetado, o que seria uma pena. Espero que o filme aconteça, para o bom dos trekmaníacos. Um abraço e até breve.

    By Anonymous Anônimo, at 6:02 PM  

  • Roberto, o novo filme de Jornada nas Estrelas não está na gaveta, não. As últimas notícias a respeito dão conta de que J. J. Abrams, o criador de Lost em pessoa, foi contratado pela Paramount para produzir - e possivelmente dirigir - o 11º longa de Jornada. A história deve mostrar a juventude de Kirk e Spock. Cruzemos os dedos!

    By Blogger Paulo Assumpção, at 9:16 PM  

  • Meu xará:

    E só por esse pioneirismo,tiremos o chapéu eternamente,'ad infinitum".

    Embrião que deu início ao festival de pupilas tontas dos ávidos de tecnovidades na grande tela.

    Você é dono do ofício: mesmo sem ter-me respondido se és jornalista,escreves perenemente bem.

    Abraço domingueiro.

    By Anonymous Anônimo, at 7:58 AM  

  • Caríssimo xará, me desculpe por não ter respondido à sua pergunta a respeito do meu ganha-pão. Não sou jornalista, não. Sou professor. De História. Mais uma vez, obrigado pelos elogios! Abraço domingueiro, segundeiro, terceiro...

    By Blogger Paulo Assumpção, at 12:49 PM  

  • Se é mesmo capaz de agradar aos não-inicados, então merece uma conferida! Esse filme foi mesmo sempre muito elogiado.

    Aliás, Paulo, como encarou o boato de que a "sensação do momento" J.J. Abrams estaria pensando em realizar mais um filme da série?

    By Blogger Gustavo H.R., at 11:17 PM  

  • cara, eu nao conheco nada de jornada nas estrelas :P

    []´s

    que a força esteja com vcs!

    By Anonymous Anônimo, at 10:57 AM  

  • Sócio, com a ficção-científica em baixa no cinema, creio que está na hora de se olhar com atenção para Jornada II. É a fórmula ideal da aventura espacial com qualidade.

    Gustavo, não se trata de mais um boato, não. O próprio Abrams, durante a divulgação de Missão: Impossível III, confirmou que está assumindo a produção do novo longa de Jornada. Como trekker, fiquei empolgado com esta notícia. A série está precisando mesmo de gente nova – e competente – para revigorá-la.

    Jedi, isso porque você vive numa galáxia muito distante. :-D
    Falando sério, continue acompanhando nossa série sobre os 40 anos de Jornada que lhe apresentaremos esta saga.

    Abraços!

    By Blogger Paulo Assumpção, at 12:02 PM  

  • Quer dizer que vem uma prequell de Jornada? E com o queridinho do momento na direção? Hummm...Vamos ver isso!
    Eu sou um trekker (sem ficar usando orelhas de vulcano, nem uniforme da Federação), logo, sou suspeito para falar dos filmes da grife Star Trek. Adoro todos! Muito bem lembrado, Paulo!

    By Blogger Marco, at 10:13 AM  

  • Sobre a sua enquete, caraco! Que coisa difícil, heim? Escolher só TRÊS filmes de 2004 pra cá???? Para respondê-la, vou fazer uma coisa de teste psicológico: Direi os primeiros TRÊS ótimos filmes que me venham à cabeça nos últimos três anos.
    Sem pensar: "Em busca da Terra do Nunca", "Batman Begins" e "Vinícius". Agora vou postar rápido para não me arrepender...

    By Blogger Marco, at 10:23 AM  

  • Já assisti alguns epsódios da série quando a Band transmitia e vi alguns filmes, inclusive esse aqui postado, mas confesso que não consigo me entusiasmar com o conteúdo da série, apesar de admirar a importância que ela tem para o mundo sci-fi. Mais um ótimo texto Paulo. :)

    By Anonymous Anônimo, at 6:44 PM  

  • Meu caro Marco, a julgar pelo que J. J. Abrams fez em Missão: Impossível III, o retorno de Star Trek será triunfal. Quanto à enquete, excelentes filmes os que escolheu, embora pudessem ser mais do que três. Portanto, caso tenha se lembrado de mais alguns, não faça cerimônia e complete a sua lista.

    Vladimir, ainda que não seja fã da série, continue acompanhando nossos posts especiais sobre os filmes de Jornada. Quem sabe ainda não te fazemos um trekker. :-D

    A todos, vida longa e próspera!

    By Blogger Paulo Assumpção, at 9:00 PM  

Postar um comentário

<< Home

Em cartaz

Astros & Estrelas

Cinemateca

Box-office

Premiações

  • Vencedor do OmniCam 2005, na categoria Melhor Blog de Cinema
  • Indicado ao OmniCam 2005, na categoria Melhor Blog
  • Indicado ao OmniCam 2005, na categoria Melhor Editor de Blog - Cinema

CineLinks

Outros links

Powered by Blogger