MELHOR DE TRÊS
Fechando a trilogia de posts que evocam os 3 anos do Cinelândi@, apresentamos aos leitores uma lista dos melhores filmes lançados nas salas de cinema brasileiras ao longo do período de vida do nosso blog (2003-2006). Para uma leitura completa da mesma, sugerimos que cliquem nos cartazes. Desta forma, serão direcionados aos comentários completos que fizemos a respeito das obras relacionadas ao longo da nossa história (a única exceção é Simplesmente Amor, que ainda não recebeu uma merecida resenha por aqui). Agradecemos ainda ao blogueiro, leitor e amigo Marco Santos por ter atendido ao nosso pedido de colaboração para a montagem desta lista. Por fim, nunca é desnecessário lembrar que listas como esta são sempre subjetivas e limitadas.
10

“As criativas cenas de memórias sendo apagadas provam que boas idéias não precisam ser necessariamente sustentadas por caríssimos efeitos especiais”.
9
8

“Michael Moore mistura linguagens e derruba mitos para provar que as raízes da violência nos (e dos) EUA estão na sua história, verdadeira coletânea de paranóias”.
7

“A direção de Paul Greengrass é criativa, movimentada e intensa. O espectador se sente tão ‘sufocado’ quanto o próprio protagonista”.
6

“Mesclando realidade e fantasia, transcende a sua proposta inicial, transformando-se em uma lírica, emocionante e merecida homenagem ao criador de Peter Pan”.
5

“O filme finalmente coloca Bruce Wayne/Batman em seu devido lugar, ou seja, como personagem principal de fato, sem vilões para lhe roubar a cena”.
4

“Esta continuação das aventuras/desventuras de Peter Parker e seu alter ego a coloca no mesmo patamar de Superman – O Filme, um ícone em seu gênero”.
3

“Seus realizadores não fizeram a menor concessão para criar personagens ou situações simpáticas ao público. Aqui não há espaço para redenção ou moralismo”.
2

“Mais do que tecnicamente impecável, merece estar nesta relação por sua necessária mensagem humanista”.
10 Comments:
Foi um prazer participar.
Não concordo com todos os filmes relacionados. Homem-Aranha 2, por exemplo, faz parte da minha lista de piores. E Senhor dos Anéis como melhor é um critério absolutamente pessoal.
Lamento não ter nenhum filme brasileiro na lista. E de 2003 para cá, tivemos belíssimos filmes feitos aqui no Brasil. Aliás, em cartaz, recomendo Tapete Vermelho. Devo fazer uma resenha dele no Antigas Ternuras. Um forte abraço e longa vida ao Cinelândia!
By
Marco, at 12:16 PM
Realmente faltou um filme nacional aí nessa seleção. E "Simplesmente Amor" está meio perdido aí nesse meio.
By
Anônimo, at 7:15 PM
Caros amigos,boa domingueira!
Eu poria "Em busca da Terra do Nunca" no topo.
E a ênfase à versatilidade de Marc Foster foi tão-somente notável.
Dono de correção profissional acima do meramente esperado,ele engendra sua total capacidade em gêneros dessemelhantes.
Em segundo lugar,fincaria "Batman Begins" pela excelência do Chirstian Bale.
Mas dos Batmans redivivos,Tim Burton foi o que melhor dirigiu o homem-morcego,sem contar àquela linguagem metáforica um tanto melancólina,na minha humílima opinião.
E Michael Keaton (que acho um senhor canastrão) não foi páreo ao ser imperfeito de inteligência pérfida magistralmente conduzido pelo grande Nicholson. (Põe bizarrice no personificação da extravagância...)
Abraço.
By
Anônimo, at 11:51 AM
De fato, faltou um filme nacional, mas não brasileiros nesta lista. E não estou falando do Santoro em Simplesmente Amor! Não se esqueçam de que o "vice-campeão" foi dirigido pelo nosso Walter Salles. E Diários de Motocicleta tem a marca deste diretor. Portanto, estaria eu sendo leviano ao afirmar que o filme é quase brasileiro?
By
Paulo Assumpção, at 11:14 PM
uma bela lista.
[]´s amigos
By
Anônimo, at 3:40 PM
Acho alguns filmes equivovocadoos numa lista de 10 melhores - como Homem Aranha 2, Batman Begins e até O Senhor das Armas. Mas tá valendo. Faltou Adeus, Lênin!, issso sim.
By
Anônimo, at 6:54 PM
Nãi vi a maioria, mas concordo com a inclusão de "Batman Begins".
By
Gustavo H.R., at 3:29 PM
Vixi como eu estou mal informado, nem sabia que o Cinelândi@ estava completando três esse mês, que amigo desnaturado, pode falar. Eu mereço!!!
É, eu tb não vi a maioria, mas não concordo com o Senhor dos Anéis, acho que não foi essas coisas todas que disseram por aí, mesmo a Academia premiando tanto (não sei pq), e não venha me dizer que falo isso pelo fato de ser um pottermaníaco, pq nem sou mais tanto, é pq, em minha ótica não tem nada de grandioso nesse filme.
Outro que eu achei que ia ser mais alguma coisa foi o "Missão Impossível III", sim... é um filme bom, mas eu acho q deveria ter se jogado um pouquinho mais nos efeitos, não sei. A história é legal, mas faltou um pouco de sal.
Eu nem vi se escreveste algo sobre ele, caso sim, depois verei.
Grande abraço, meu amigo, até+.
By
Anônimo, at 1:21 AM
Vale salientar que o três alí refere-se a anos, viu??
Só uma correçãozinha :)
Vlw :D
By
Anônimo, at 1:23 AM
Deixo aqui meus cumprimentos pelo aniversário do Paulo Assumpção, no dia 25. Parabéns, caro personal teacher!
By
Marco, at 10:35 AM
Postar um comentário
<< Home