sexta-feira, setembro 22, 2006

AS SEIS FACES DO BLOGUEIRO PAULO

As correntes blogueiras atacam novamente! A da vez atende pela alcunha de “Etiquetar”. O lance é o seguinte: seis pessoas são convidadas a apresentar seis características que as definem. Tal desafio nos foi passado pelo amigo Marco Santos, que ainda sugeriu uma adaptação da brincadeira à temática do nosso blog. Sendo assim, escolhi seis personagens do cinema para uma tentativa de definição de quem sou.

O primeiro deles é o professor Mark Thackeray, de Ao Mestre com Carinho (To Sir, with Love). Quando assistia a este filme em suas incontáveis reprises na Sessão da Tarde sequer imaginava que aquela seria a história da minha vida. Assim como Thackeray, tive (e ainda tenho) que encarar turmas muito difíceis. A princípio, também duvidei de minha escolha profissional. Quando comecei a perceber a importância do meu trabalho e a receber o afeto dos alunos, me descobri como mais do que alguém que repassa conhecimentos. Agora, sei que nasci para ser educador!

Outro colega de profissão que entra nesta lista é Julius Kelp, de O Profesor Aloprado (The Nutty Professor). O personagem criado por Jerry Lewis representa duas de minhas características. Uma delas é a timidez. Sou daqueles que passo despercebido em um evento social se não aparecer alguém para puxar um papo. Em matéria de romance, se as garotas não tomam a iniciativa, muitas vezes acabo ficando só na vontade... Kelp ainda tem a ver com o meu jeito estabanado de ser. Que ninguém me peça para fazer algo que dependa das minhas habilidades motoras, pois será desastre na certa!

Continuando na galeria dos personagens cômicos, Alvy Singer, de Noivo Neurótico, Noiva Nervosa (Annie Hall), é a imagem de minha face ansiosa, indecisa e um tantinho paranóica. Nada que precise de uma camisa de força! O fato é que, vez ou outra, me pego apreensivo. Um projeto previsto para ser realizado em um futuro distante pode ser uma dor de cabeça já no presente. Me preocupo com o que farei. Se vai dar certo ou errado. Por isso também acabo tendo dificuldades para tomar uma decisão. Felizmente, após muita aflição, minhas escolhas acabam se revelando as mais acertadas.

Um personagem com quem também me identifico muito é George Bailey, de A Felicidade Não se Compra (It’s a Wonderful Life). Tenho orgulho de dizer que, assim como ele, sou honesto e altruísta. Gosto de praticar os bons valores com os quais fui criado. Não me sinto melhor do que ninguém, mas me importo em passar uma boa imagem para as pessoas. Quero ser um exemplo, sobretudo para os meus alunos. Sei bem que, por trilhar o caminho da retidão neste mundo de valores invertidos, sou visto como careta, otário, babaca... Paciência! Minhas ações me deixam dormir tranqüilo!

É claro que nesta espécie de post auto-retrato não poderia faltar o Sr. Spock, de Jornada nas Estrelas (Star Trek). O alienígena vivido por Leonard Nimoy representa muitos de meus aspectos (já deu para perceber que extrapolei a proposta original de se apresentar em seis características, não?). Eu sou Spock física e emocionalmente. Ou melhor, da mesma forma que o vulcano, procuro racionalizar aquilo que sinto. Explosões emocionais não são comigo! Também procuro acreditar basicamente naquilo que pode ser comprovado pela lógica. Por fim, o amigo do capitão Kirk ainda lembra que sou um trekker.

E fechando a lista, uma outra de minhas paixões – talvez a maior de todas –, vem representada na figura do simpático Totó, de Cinema Paradiso (Nuovo Cinema Paradiso). Meu gosto pela Sétima Arte também vem de infância. Só que no meu caso, no lugar do cinema local estava a telinha da TV (se bem que guardo boas recordações do Cine Carioca). Foi por meio da televisão que assisti pela primeira vez a muitos de meus filmes prediletos. Talvez seja por isso que ainda me sinto deslumbrado como uma criança toda a vez que uma fita me cativa.

Agora, passo a bola para o sócio Evandro manter ativo o seu Restinga Musical. E ainda convido os seguintes colegas para também se “etiquetarem”: Gabriel, Gustavo, Helena, Roberto e Vladimir.

6 Comments:

  • Ah, meu caro personal teache de template!... Matou a pau!
    Excelente! Obrigado por ter aceito o meu convite 9quase uma provocação). Pelo pouco que eu te conheço, acho que você foi extremamente sincero. Vejo todas essas caracteísticas em você, certamente.
    Muito bom! Agora, Evandro... Faça as honras, por favor!
    Um forte abraço!

    By Blogger Marco, at 6:02 PM  

  • Levando em consideração o conjunto de traços das personalidades que selecionou, arrisco dizer que você deve ser um cara legal, Paulo, principalmente por sua parte George Bailey de ser - me identifico contigo, pois também me acham meio careta por me guiar de acordo com princípios mais ou menos comuns de retidão que parecem estar sendo sistematicamente ignorados por muita gente.
    Muito interessante essa auto-análise via personagens memoráveis do cinema! Aceito o convite... ;)

    Cumps.

    By Blogger Gustavo H.R., at 10:57 PM  

  • Uma galeria de personagens "sangue bom", sócio. Isto só reforça as suas qualidades éticas e morais. Continue acreditando nos valores que guiam as suas ações e não se importe com os cínicos que venham a te chamar de otário. O que importa, como você mesmo disse, é a consciência tranquila!

    By Blogger Evandro C. Guimarães, at 10:34 PM  

  • Olá, rapazes. Por enquanto só li o post pela metade (esta sou eu...!) mas li o final, e agradeço o convite. Só q não entendi algo: tenho q relacionar as características com personagens, é isso? Se for, estou "frita" porq não sou "do ramo" como vcs, e não vou conseguir lembrar o nome de nenhum personagem... Me respondam, ok? Beijos.

    By Blogger Lena Gomes, at 6:48 AM  

  • Pro Evandro:

    gostou mesmo do Miami Vice hein?


    Sobre o Post:

    muito legal :D
    nunca tinha pensado nisso.

    []´s

    By Anonymous Anônimo, at 11:15 AM  

  • Cara, que responsa esse desafio hein? Estou com pouquíssimo tempo no momento, mas desde já vou ficar pensando em 6 personagens que poderiam vir a representar algumas características minhas. Difícil mesmo isso. hehehehe Grande abraço!!!

    By Anonymous Anônimo, at 11:42 PM  

Postar um comentário

<< Home

Em cartaz

Astros & Estrelas

Cinemateca

Box-office

Premiações

  • Vencedor do OmniCam 2005, na categoria Melhor Blog de Cinema
  • Indicado ao OmniCam 2005, na categoria Melhor Blog
  • Indicado ao OmniCam 2005, na categoria Melhor Editor de Blog - Cinema

CineLinks

Outros links

Powered by Blogger