sexta-feira, maio 05, 2006

TRÍPLICE ALEGRIA

O Cinelândi@, blog idealizado e criado pelo meu amigo Paulo José, está completando três anos este mês. Mesmo sendo apenas um limitado e precário colaborador nesta empreitada, sinto-me no direito de comemorar esta louvável longevidade, até certo ponto rara em páginas desta natureza. Além disso, o sincero esforço em manter um padrão de qualidade também merece comemoração. Foram três anos de acertos e, certamente, de equívocos e imperfeições. Estes erros, entretanto, não foram provocados por falta de zelo e dedicação. São conseqüências da condição humana, falha por natureza. Acima disso, prevaleceu e sempre prevalecerá o cuidado e o respeito com o nosso maior tesouro: os nossos leitores. Se o número de leitores assíduos é relativamente pequeno, este fato é compensado pelo altíssimo nível destes nossos fiéis parceiros.

Aproveito esta oportunidade para dedicar este post aos nossos ilustres e valiosos leitores e pedir desculpas por este meu temperamento difícil que, muitas vezes, me leva a discussões acaloradas em excesso.

A propósito desta comemoração, lembrarei três posts que me marcaram muito, pelas mais diversas razões. Além disso, será uma boa oportunidade para aqueles que não leram estes textos, clicarem nos links e apreciarem estas nossas “obras” que estão entre as minhas preferidas.

1 - QUEBRA-PAU NO CINELÂNDI@

Antes da minha entrada para o Cinelândi@, o Paulo publicou um post sobre o filme Fahrenheit 11 de Setembro. Tudo normal até um cara inconveniente deixar um comentário furioso atacando sem muita sutileza o ponto de vista do autor do blog. O Paulo se sentiu tão atacado que, pela primeira vez (creio eu), escreveu um novo post como resposta a este mala sem alças. Sabem quem era este chato que provocou toda essa confusão? Isso mesmo! Este que agora vos escreve!

Depois, quando as coisas acalmaram um pouco, o Paulo, com essa elegância que lhe é característica, me deu um tapa com luva de pelica, convidando-me para colaborar no blog. Assim, por este caminho tortuoso, começava a minha história no Cinelândi@. Quem quiser conferir este duelo e deixar sua opinião, é só clicar nos links.

2 - EMOCIONANTE HOMENAGEM A CRISTOPHER REEVE

Certamente um dos posts mais emocionantes e um dos melhores de toda a história do Cinelândi@ foi aquele em que o Paulo escreveu uma bonita homenagem ao eterno Super-Homem, o ator Cristopher Reeve. Longe das banalidades que costumam marcar este tipo de reverência, o texto do Paulo foi emotivo, sem deixar de analisar a carreira e o heroísmo que o ator teve na vida real. Uma ótima pedida para quem gosta do Reeve e para quem gosta de um texto bem escrito.

3 - UMA DECLARAÇÃO DE AMOR AO CINEMA DO MESTRE LEONE

Na minha opinião, o meu melhor post até hoje foi a análise sobre o soberbo Era uma Vez no Oeste, de um dos maiores mestres do cinema, o italiano Sergio Leone. Mais que uma resenha é uma sincera e emocionada declaração de amor ao cinema incomparável deste mago da sétima arte. Para quem não é iniciado na obra de Leone, vale a pena conferir este post. Quem é um apaixonado como eu e ainda não nos conhecia naquela época, pode ler este artigo e compartilhar a sua paixão pela obra deste cineasta.

9 Comments:

  • Ao Cinelândia, vida longa e próspera!
    Caro Evandro, se já divergimos em alguma opinião, peço desculpas. Às vezes sou acalorado em minha defesa de pontos de vista. Mas as divergências são exclusivamente no âmbito de idéias. Só que a palavra escrita não tem gestalt. Discutir por escrito não é a mesma coisa de conversar num boteco, quando o olho no olho nos garante que a eventual divergência é apenas combustível para uma calorosa e profícua conversação. Por minha pouca experiência no ambiente blogueiro já arranjei algumas inimizades e me penitencio por isso. Virei pesona non grata em dois blogs apenas por que discordei, sem agredir, sem nada. Só por gostar de debater. Hoje, aprendi a me portar dentro do status quo esperado de blogueiro.
    Sua história de como conheceu o Paulo me fez pensar que nem todas as divergências acabam em ressentimentos. E também que é impossível manter um "climão" com o Paulo, a elegância em pessoa, carne e osso.
    Parabéns ao Cinelândia, aos dois excelentes redatores e maravilhosas figuras humanas. Eu me sinto honrado por pertencer ao grupo de leitores fiéis deste blog.

    By Blogger Marco, at 11:47 AM  

  • Vida longa ao blog CinelândiaBR. Afinal de contas, 3 anos no ar não é pouca coisa não. Meu blog não tem tanto tempo assim e eu já luto para não cair na mesmice! Quanto a Era Uma Vez no Oeste, do mestre Sergio Leone, sou louco para ver o filme (assisti recentemente Era Uma Vez na América, com Robert de Niro e James Woods) mas sempre acontece um imprevisto quando vou a locadora e acabo não conseguindo alugá-lo. Abraços e não deixem a chama do cinema morrer nunca.

    By Anonymous Anônimo, at 4:39 PM  

  • Caros colegas cinelândicos,Paulo & Evandro:

    Sem reservas tartamundas,lanço meu grito de evoé pelo tempo que este espaço está no ar.
    Também,repita-se à exaustão,os posts aqui correm desassombrados pela nitidez esclarecedora.

    E divergências são o aperitivo mor,o combustível essencial que faz nefasta uma monotonia.

    Desejo a Vocês que continuem assim luminosos como a neblina dos sonhos.

    Congratulações para sempre.

    Abraço pernambuquês.

    By Anonymous Anônimo, at 6:28 PM  

  • Foi uma verdadeira amostra de grandeza de espírito e sensatez do Paulo convidá-lo para colaborar com Cinelândi@, mesmo após divergências de opiniões. Não sabia dessa história. É raro uma pessoa se recompor com a outra, mesmo mantendo pensamentos diferentes. Aliás, Evandro, lembro-me de que já tivemos alguns desentendimentos, e peço que releve eventuais leviandades vindas da minha parte.

    Acho muito boa a parceria entre vocês, e admiro a forma como escrevem sobre cada assunto em pauta.

    Parabéns Evandro, e vida longa a este blog!

    Cumps.

    By Blogger Gustavo H.R., at 9:33 PM  

  • Parabéns pelo aniversário. Desconhecia também essa linda relação de adesão. E que o Cinelândi@ continue prosperando, como sempre.

    By Anonymous Anônimo, at 11:56 AM  

  • Foi preciso:

    leia-se: "sem reservas tartamudas".

    Abraço for all.

    By Anonymous Anônimo, at 5:51 PM  

  • Sócio, depois de tantos elogios à minha pessoa, não poderia mais considerá-lo da mesma forma como antes de nos tornarmos amigos. Falando sério, 3 grandes lembranças estas de seu post. É bacana podermos olhar para trás e constatarmos que já temos muitas histórias para contar sobre este nosso pedaço da Internet. As comemorações pelo aniversário do blog não poderiam ter começado em melhor estilo. Aproveito a deixa para dizer em público que me sinto grato e honrado por esta nossa parceria. E, se me permite uma intromissão, gostaria de agradecer também aos amigos leitores por suas palavras a respeito do nosso trabalho. Abração para todos!

    By Blogger Paulo Assumpção, at 9:19 PM  

  • parabens, vcs sao demais!

    []'s

    By Anonymous Anônimo, at 9:44 PM  

  • Mais um ano de vida, hein??? Puxa, parece que foi ontem que a Helena me convidou para conhecer o site de vocês (que na época era só do Paulo). Eu não sabia dessa história do desafio... muito bem sacada!

    Desejo, mais uma vez, tudo de bom e muitos anos de posts de cinema para o blog. Abração!!!

    By Anonymous Anônimo, at 10:34 AM  

Postar um comentário

<< Home

Em cartaz

Astros & Estrelas

Cinemateca

Box-office

Premiações

  • Vencedor do OmniCam 2005, na categoria Melhor Blog de Cinema
  • Indicado ao OmniCam 2005, na categoria Melhor Blog
  • Indicado ao OmniCam 2005, na categoria Melhor Editor de Blog - Cinema

CineLinks

Outros links

Powered by Blogger